Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sul do sul da Borgonha

Neste fim de semana fizemos um passeio diferente dos que já fizemos por aqui. Alugamos um carro e fomos passear no sul da Borgonha, mas precisamente no sul do sul da Borgonha. Pode parecer exagero falar no sul do sul, mas a região é tão rica em sua história, que acho que conseguimos visitar 1% da região da Borgonha. É um lugar muito bonito e com cidadezinhas a cada 2 ou 3 km. Cada cidadezinha com sua história, igrejas, mosteiros e/ou castelos e acima de tudo com seus vinhedos e vinicultores particulares.
Foi um fim de semana muito gostoso. Queremos repetir o passeio tentando conhecer mais 1% desta região magnífica (e deliciosamente vinífera).
O começo do sul da Borgonha fica a menos de 1 h de carro e 70 km daqui.
Para fazermos este passeio alugamos um carro no fim de semana. Achei que o aluguel do carro seria mais caro, mas alugamos um Pegeout 207 por 49 euros no fim de semana com km ilimitada e seguro incluso. O carro tem porta-malas pequeno, mas o suficiente para uma viagem de fim de semana. Começo a achar que realmente não vale a pena comprar um carro. Só pela tranqüilidade de não ter que se preocupar em comprar e vender o carro, acho que vale a pena pagar este preço para alugar um carro.
Gastamos mais 30 euros de combustível, € 7,10 de pedágio e andamos 280 km no total.
As estradas são boas e bem sinalizadas, mas teve um acessório que foi muito, mas muito útil: o GPS. Ainda estou aprendendo a utilizá-lo (precisei reinicializá-lo duas vezes durante a viagem), mas foi possível ver que ele faz uma diferença enorme em ganho de tempo e tranqüilidade. É possível não se perder mesmo a noite com ele. Ele te dá as coordenadas precisas de como chegar a qualquer lugar, mesmo a um vilarejo minúsculo. O GPS eu já tinha comprado e paguei 169 euros.
Comprei também as cadeirinhas para colocar as crianças no carro. Paguei 15 euros as duas cadeirinhas usadas mas em bom estado.
No fim de semana fez um frio danado. E olha que ainda estamos a 2 meses do inverno. A temperatura variou de 3 a 10 graus, apesar do sol que fez todo o fim de semana.
Visitamos locais pré-históricos, medievais, renascentistas, religiosos, etc.
Peguei o carro na sexta a noite e devolvi no domingo a noite. Carregamos o carro na sexta a noite e no sábado de manhã e saímos por volta das 9h daqui.
Ficamos num hotel em Mâcon de sábado para domingo da mesma rede de hotéis que ficamos em Paris (ETAP hotel), pois gostamos do hotel quando ficamos em Paris. Pagamos 49 euros com café da manhã. O café da manhã custa 10 euros. Pelo que percebi, é muito comum os hotéis cobrarem o café da manhã a parte (em geral 4 ou 5 euros por pessoa).
No domingo comemos num restaurante muito gostoso e típico da França. Eu comi salada, mariscos, camarões, batata e queijo de sobremesa. A Luciane comeu um ensopado (tinha um nome lá em francês, mas não deixa de ser um ensopado) de veau (vitela). Para as crianças foi presunto com batata frita e sorvete. Gastamos 46 euros neste almoço. No almoço de sábado gastamos 32 euros e pegamos o prato do dia, mas que também era um bom prato francês.
No total gastamos 220 euros.
Viajamos junto com uma outra família brasileira: o Alair (meu ex-orientador) e a Mônica, e as crianças com idades parecidas com as nossas (o Ricardo e a Filomena).
As fotos, como sempre, estão ao lado.
Abraços,
Augusto.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Passeio religioso

Neste fim de semana fizemos um passeio mais religioso. Fomos visitar uma cidade onde viveu uma santa.
A santa Margarida-Maria viveu em Paray-Le-Monial no século XVII onde houveram algumas aparições de Cristo para ela. Neste site tem mais informações a respeito da vida da santa.
É muito interessante passar por alguns lugares que te fazem lembrar estes fatos ocorridos. Vc vai numa capela e lembra que ali apareceu Cristo para uma pessoa. Isto é uma boa experiência.
Participamos da missa, vigílias e procissões.
Algumas vezes não entendemos direito o que está sendo dito, mas em geral conseguimos acompanhar bem.
Este é o site oficial do santuário.
A cidade é pequena, parece-me que são 10 mil habitantes.
Eu esperava mais gente, principalmente por se tratar de um fim de semana festivo para a santa. A igreja na missa de domingo nem estava totalmente lotada. Estava cheia sim, mas não como nas missas em ocasiões especiais no Brasil, onde vc tem que chegar bem cedo para conseguir sentar.
Isto é um fato que também já reparamos nas missas de domingo comum: há pouca gente e a maioria aparenta ter mais de 60 anos.

As crianças até que ficaram bem, apesar de não ser um passeio de criança, e posso dizer que no geral foi um fim de semana tranqüilo.

No sábado de manhã, antes de irmos para Paray-Le-Monial, fomos visitar um castelo numa cidade próxima a Lyon. A cidade é Feysin e o castelo já está quase totalmente reformado e adaptado para abrigar uma escola de música.
No sábado a tarde pegamos o trem para irmos até Paray-Le-Monial. O trem parou em várias cidadezinhas antes de chegar lá e demorou quase 2h. Acho que se fôssemos de carro demoraríamos menos de 1h. Chegando lá, já estava noite, e ao perguntarmos onde ficava o hotel, tivemos a sorte da mulher para quem perguntamos estar de carro e nos oferecer uma carona. Em geral fomos muito bem acolhidos. Participamos de um almoço oferecido pela própria igreja que muito me lembrou os almoços de igreja no Brasil, porém achei que foi tudo muito corrido no almoço. Tínhamos tempo certo para comer a entrada, prato principal e sobremesa. O bom é que tinha vinho a vontade na mesa :-)).
Foi um bom passeio onde pudemos até descansar, o que não é muito comum quando saímos para passear.

Abraços,

Augusto

PS: as nossas fotos, como sempre, estão ao lado.

sábado, 6 de outubro de 2007

Paris/Disney

Finalmente fizemos uma viagem por aqui. Fomos até Paris e na EuroDisney.
Paris é uma cidade bonita, turística, antiga, com muitas linhas de metrô, mas é uma cidade grande assim como São Paulo. Não acho uma boa cidade para se morar. Particularmente prefiro muito mais Lyon. Achei muito ruim em Paris o fato de não ser uma cidade planejada para se andar com carrinho de bebê (e cadeira de rodas também), principalmente os metros. Quem está com muitas malas lá sofre com os metrôs. Mas tem umas 50 vezes mais metrô que SP.

Já na EuroDisney, realmente é um passeio muito bom para se fazer com crianças. Quem vier com crianças para a Europa, deve ir até a EuyoDisney. Muitos vão à EuroDisney, até mesmo sem crianças. O único problema são as filas. Intermináveis. Passa-se 90% do tempo em filas. O primeiro brinquedo que fomos, ficamos 1h30 para entrar. Eu já não aguentava mais. Depois vc acaba se acostumando e se adaptando. Utilizando mais os brinquedos que estão com menos filas, ou aprende-se algumas manhas, como o FastPass e a Hora da Magia. Estas são algumas situações onde vc pode utilizar os brinquedos utilizando menos filas, mas com restrições um pouco complicadas para o FastPass e a restrição de utilizar das 8h às 10h na hora da magia. Esta hora da magia só tem quem está hospedado em um dos hotéis da Disney. É isto mesmo! Lá dentro tem vários hotéis legais. Vale a pena ficar em um deles se vc for para lá. O pacote de dois dias e uma noite com hotel e os passaportes para os dois parcs fica no mínimo 300 euros. Lá tem o parque de diversões e o parc dos studios Disney. O preço muda de acordo com o hotel. Ficamos no mais barato, então não sei dizer se vale a pena pagar mais para ficar em algum outro. Disseram-me que lá é o lugar mais visitado da Europa. Realmente pela quantidade de gente que tinha lá, eu já tinha deduzido isto. Imagino que tinham dezenas de milhares de pessoas lá. Os parcs são grandes, mas a quantidade de pessoas é maior ainda. Aquilo é uma fábrica de dinheiro monstruosa. O faturamento daquilo deve ser de bilhões de euros por ano. Vc não paga mais nada para andar nos brinquedos, mas em compensação vc paga para todo o resto: restaurante, camisetas, lembrancinhas, etc. Na saída de um brinquedo e já tem alguém vendendo algo dos personagens daquele brinquedo. E como era de se esperar nada baratos. Os brinquedos são muito bons e muito bem feitos.
Apesar das filas vale a pena.

[]s

Augusto

Sem banho

Desde o dia 27/09 estamos sem poder tomar banho aqui em casa. Deu um vazamento no ralo do chuveiro que estava afetando todo o prédio. Precisamos para de utilizar o chuveiro, para não prejudicar os vizinhos de baixo. Reclamamos com a nossa imobiliária, que disse para acionarmos o nosso seguro (aqui tem seguro para tudo) que disse para acionarmos o seguro do prédio através da imobiliária do prédio, pois o prédio tem menos de 10 anos e a construtora é a responsável por qualquer problema até completar 10 anos, e a imobiliária do prédio dizia que o problema era da nossa imobiliária. Depois de uma semana de um jogo de empurra-empurra , a imobiliária do prédio disse que vai assumir o problema e vai começar a consertar a partir de segunda e deve concluir até sexta, ou seja, mais uma semana indo tomar banho na casa dos vizinhos, ou tomando "banho tcheco".
Isto porque quando fui alugar um apto, preferi este pois era um apto com menos de 2 anos de construção, o que me levou a crer, erroneamante, que teria menos problemas com ele.
Vamos ver o que vai dar esta novela...
[]s
Augusto.