Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval

E não é que o tempo até que ajudou no nosso carnaval por aqui? Estava em torno de 7 graus e tinha até sol.
Hoje fizemos um pequeno carnaval aqui em casa. Tava uma bagunça só e muita diversão... O pessoal sambou e pulou um pouco do carnaval brasileiro.
Tinha música de vários tipos: marchinhas, samba enredo, frevo, axé, samba, etc.
No final todos ajudaram a limpar a bagunça.
Estava tudo muito bom!
Como sempre digo, o que vale são as pessoas. O lugar e a comida são secundários!
As fotos como sempre estão ao lado.
Semana que vem vamos conhecer o carnaval de Nice. Lá tem desfiles.
Vamos ver. Depois contamos como foi.
[]s
Augusto

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Despedida do Marco e da Fátima

Mais um casal de brasileiros que volta ao Brasil. Eles ficaram aqui 2 meses. Fizemos alguns programas juntos, inclusive a nossa última viagem (Avignon).
Fizemos hoje um macarrão com champignon e com o azeite trufado que comprei em Avignon (valeu Marco Túlio pelas dicas). Ficou muito bom, principalmente por ser uma experiência. Aliás, parece que todos gostaram, pois comemos em 4 pessoas quase um pacote todo de spaghetti de 500g e uma bacia de champignon.
Para acompanhar tomamos um Pouilly Fussé, mas achei que, apesar do vinho ser excelente, o vinho não compatibilizou tão bem com a comida. Talvez seja excesso de perfeccionismo meu, mas ainda vou fazer outra vez e escolher outro vinho...
A comida é relativamente rápida de ser feita (em 1h tava tudo pronto com todos ajudando um pouco).
Já tivemos várias despedidas aqui e toda vez pensamos no nosso regresso também.
Mas a pergunta que não quer calar é: quando será a nossa volta?

[]s

Augusto

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Provence: Orange e Avignon

Este fim de semana fizemos uma viagem à Provence (sul da França) nas cidades de Orange e Avignon. As fotos estão ao lado.
Estávamos planejando viajar para lá já faz algum tempo e pensamos em ir neste fim de semana, mas o tempo estava muito ruim (com chuva além do frio...) e decidimos realmente ir viajar somente no sábado de manhã quando vi que o tempo por lá estaria melhor que aqui em Lyon. Saímos daqui 11h30. Chegamos em Orange 14h00. Como escurece às 17h30 e ainda tínhamos que almoçar, não tivemos muito tempo no sábado e conseguimos ver somente o teatro romano antigo em Orange. Que aliás é muito bonito.
No caminho para Avignon, a Luciane tirou algumas fotos do pedágio daqui.
Primeiro se pega um ticket de pedágio quando entra na rodovia e depois coloca este ticket quando sai e o valor do pedágio é calculado de acordo com o que vc andou na rodovia. Para pagar o pedágio vc pode passar em cabines que aceitam carta bancária sem atendente: vc coloca o ticket e depois o cartão do banco e pega o recibo se precisar. Não precisa digitar a senha do cartão (acho que é para ir mais rápido...).
Em Avignon ficamos no mesmo hotel que uns amigos nossos (Marco, Fátima e Danilo) bem no centro da vila. Ótima localização. O hotel chama-se Danielli. Conhecemos lá um outro casal amigo destes nossos amigos (ela brasileira e ele francês/português).
No domingo de manhã vi o desfile do festival de trufas que estava tendo lá. Aliás me lembrei do Marco Túlio, ele iria adorar este festival. Eu acabei comprando um azeite trufado (250 ml) por 16 euros. Degustei e achei o sabor muito bom. Agora é só achar umas receitas boas para usar o azeite e botar a mão na massa...
Visitamos em Avignon o Palácio dos Papas e a ponte de Avignon. Para quem quiser saber um pouco mais desta cidade clique aqui.
No domingo estava um vento terrível por lá. Realmente difícil de fazer algo com as crianças, principalmente na ponte e nas torres do Palácio.

Queremos ainda visitar outros lugares lá em Provence e no sul da França. Tem muitas regiões bonitas aqui na França que ainda não conhecemos.
Vamos tentar na primavera e verão viajar mais para conhecer pelo menos um pouco das belezas deste país.

Abraços,

Augusto

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Coisas que parecem tão simples para uns...agradam outros.

Tom Cruise encantado com nosso país (Brasil)

Esta foi uma das reportagens do Yahoo notícias hoje.

"(O Brasil) é lindo, eu gostei muito. As pessoas são incríveis, eu amei a música, a comida, as lindas paisagens. Seria muito divertido voltar aqui para fazer um filme", afirmou Cruise.

"Tivemos uma estadia incrível, esperei durante toda a turnê pelo momento de vir para cá... Adorei as praias, as pessoas jogando vôlei de praia -- tenho que voltar para jogar", acrescentou.

"Fomos à ilha, comemos em restaurantes, passamos um dia na praia... As pessoas foram incríveis. Suri brincou com as crianças de outras famílias, foi incrível, tivemos uma grande tarde", acrescentou o ator, que viajou a Angra dos Reis durante o fim de semana.

Matéria na integra:
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090203/entretenimento/cultura_filme_cruise_bra

Concordo em tudo que ele falou:
- pessoas incríveis
- sol
- praia
- sorriso e alegria
- ótima comida
- ótima música
- lindas paisagens

Isso realmente não tem preço...essa alegria brasileira é mesmo contagiante.
Mas...ele foi só a passeio né? Como é morar no Brasil?

Muitas coisas pra se pensar...

E aí, tá pensantivo(a), o que vc escreveria do Brasil? Ou melhor, o que vc acha que poderia fazer para o Brasil? Ou melhor, o que podemos fazer para o Brasil?

Tô aqui começando minha listinha...
Luciane.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Francesca, Aldo, Luca, Ema e Matheo

Esta família com certeza vamos sempre lembrar.

Eles são italianos, são nossos vizinhos aqui, são muito simpáticos e carismáticos.

Nossos filhos são amigos, brincam juntos, vão na mesma escola e estão na mesma classe.
Domingo, fomos almoçar na casa deles...almoço tipicamente italiano e ambiente bem acolhedor. Estavam lá também mais uma família de amigos deles. Tiramos algumas fotos que vocês podem ver ao lado...

"Amizade é não ter nada em comum, ou então, é ter algo em comum, ou melhor ainda, é saber que se tem mais em comum do que se imagina."
Luciane Pakrauskas Vellozo

Aos bons amigos,
Luciane.