Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

domingo, 9 de dezembro de 2007

Fête des Lumières

Ontem foi o dia de uma festa muito grande aqui em Lyon.

Foi o dia de "Merci Marie" (Obrigado Maria). Existe uma tradição em que as pessoas colocam velas nas janelas em agradecimento a Maria. Nós também colocamos as nossas velinhas na janela.

A cidade se prepara para este dia e em toda a cidade fazem espetáculos e iluminam monumentos e coisas diversas. A cidade fica em festa durante 4 dias (5a., 6a., sábado e domingo). O dia de "Merci Marie" é no dia 08/12, mas como tem muita gente eles fazem a festa por 4 dias. Eram esperados 4 milhões de visitantes durante os 4 dias. Nós fomos no dia 07/12, pois estávamos receosos quanto ao transporte público que era esperado estar lotado. No dia 08/12 a partir das 16h o transporte público era gratuito. Existe um esquema especial no transporte público para estes dias. Os carros não entram no centro da cidade nestes dias, pois as ruas ficam ocupadas por tanta gente.

Foi um bom passeio e é legal ver a cidade em festa. Eles chamam de Fêtes des Lumières (Festas das Luzes).

Para mim lembrou muito as festas juninas no Brasil. Tinham muitas barraquinhas de comes e bebes espalhadas pela cidade com muita gente, brinquedos e muito frio. Faltou somente a música caipira...

Para evitar o tumulto do dia 08/12 fomos na festa no dia 07/12 e aproveitamos este dia para irmos em outro ponto: fomos ver um presépio numa igreja um pouco mais longe daqui. É triste ver como todos vão ver as luzes mas ninguém vai ver um presépio. Estávamos somente nós vendo este presépio. Aliás acho que fomos os primeiros a ver também. As pessoas da igreja até pediram para nós contarmos para outras pessoas e pedir para que vão lá.

Hoje vamos a uma feijoada que um casal de brasileiros estão fazendo. Vai ter uma turma da igreja. Vamos ver como vai ser.

Como sempre as fotos estão ao lado.

Abraços, Augusto

Nenhum comentário: