Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

domingo, 22 de novembro de 2009

Beaujolais Nouveau 2009

Esta semana teve aqui em Lyon a festa da chegada do vinho Beaujolais Nouveau 2009 ("Le Beaujolais Nouveau est arrivé!").
Este é um vinho com grande marketing internacional, mas que tem a sua qualidade questionada por muitos especialistas. Na minha opinião, realmente é um vinho sem grandes pretensões. Na minha opinião, é um vinho simples, mas com um aroma bem agradável e que lembra frutas vermelhas e frescas, mas como já disse, esta é minha opinião e não a de um especialista. A uva utilizada é a uva Gammay e o vinho é produzido na região de Beaujeu, ao sul da Borgonha e ao norte de Lyon (uns 60 km).
Particularmente acho que tem muitos vinhos Beaujolais melhores que o Nouveau, mas cada um tem sua função. O Nouveau é bem leve e deve ser tomado bem jovem e por causa desta juventude toda que existe um marketing danado em cima dele. Tem gente que só bebe ele no dia que sai. Aliás, o Beaujolais Nouveau só pode começar a ser comercializado na 3a. quinta-feria de Novembro e por isto eles fazem uma festa em Lyon na quarta-feira por volta de meia noite. Eu fui lá conferir e participar da festa.
Dizem que antigamente o vinho vinha pelo Saone (a regiao do vinho fica à esquerda do Saone ao norte de Lyon) nos barcos para que os comerciantes de Lyon pudessem distribuí-lo. Hoje eles fazem a festa com fanfarra e uma cerimonia (lá pelas 23h30 da 4a. feira da véspera) de rolagem dos barris de um cais do Saone até a praça principal de Lyon, para simbolizar a chegada do vinho. Hoje em dia, na verdade os barris estão vazios e são só uma simbolização do ato, que talvez acontecesse realmente antigamente. Eu percebi isto na prática, pois fui lá rolar os barris também.

À meia-noite eles soltam fogos de artifício e depois distribuem o vinho gratuitamente para os que estão presente.
Este ano a festa estava um pouco desfigurada no início, pois na mesma noite a Argélia e a França se classificaram para a Copa do Mundo de futebol e, aparentemente vários argelinos (ou descendentes deles ou simpatizantes) e alguns franceses, foram até a praça central para comemorar, assim como é feito no Brasil quando um time é campeão. A polícia teve que intervir par conter a bagunça, mas lá pelas 23h as coisas já estavam mais calmas e a festa do Beaujolais Nouveau pode correr normalmente.
Na quinta-feira muitos bouchons e restaurantes típicos aqui de Lyon oferecem pratos para acompanhar o Beaujolais Nouveau, mas quase todos tem o vinho no cardápio. Alguns restaurantes fazem jantares festivos para o Beaujolais Nouveau. Nesta semana muitos restaurantes oferecem o Beaujolais Nouveau, na garrafa de 460 ml típica. Nós fomos a um restaurante na 5a. feira para conferir isto também. Tentei ir em um que fazia um jantar festivo, mas não consegui reserva e acabamos indo numa brasserie típica lyonnaise.
A Luciane acaba de chegar da padaria e ela disse que tinha um monte de coisas do Beaujolais Nouveau e ela comprou um pão feito com o vinho.
Esta semana quero comprar um bom vinho deste para tomar... já nesta semana é claro!!!
[]s
Augusto

Nenhum comentário: