Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sul do sul da Borgonha

Neste fim de semana fizemos um passeio diferente dos que já fizemos por aqui. Alugamos um carro e fomos passear no sul da Borgonha, mas precisamente no sul do sul da Borgonha. Pode parecer exagero falar no sul do sul, mas a região é tão rica em sua história, que acho que conseguimos visitar 1% da região da Borgonha. É um lugar muito bonito e com cidadezinhas a cada 2 ou 3 km. Cada cidadezinha com sua história, igrejas, mosteiros e/ou castelos e acima de tudo com seus vinhedos e vinicultores particulares.
Foi um fim de semana muito gostoso. Queremos repetir o passeio tentando conhecer mais 1% desta região magnífica (e deliciosamente vinífera).
O começo do sul da Borgonha fica a menos de 1 h de carro e 70 km daqui.
Para fazermos este passeio alugamos um carro no fim de semana. Achei que o aluguel do carro seria mais caro, mas alugamos um Pegeout 207 por 49 euros no fim de semana com km ilimitada e seguro incluso. O carro tem porta-malas pequeno, mas o suficiente para uma viagem de fim de semana. Começo a achar que realmente não vale a pena comprar um carro. Só pela tranqüilidade de não ter que se preocupar em comprar e vender o carro, acho que vale a pena pagar este preço para alugar um carro.
Gastamos mais 30 euros de combustível, € 7,10 de pedágio e andamos 280 km no total.
As estradas são boas e bem sinalizadas, mas teve um acessório que foi muito, mas muito útil: o GPS. Ainda estou aprendendo a utilizá-lo (precisei reinicializá-lo duas vezes durante a viagem), mas foi possível ver que ele faz uma diferença enorme em ganho de tempo e tranqüilidade. É possível não se perder mesmo a noite com ele. Ele te dá as coordenadas precisas de como chegar a qualquer lugar, mesmo a um vilarejo minúsculo. O GPS eu já tinha comprado e paguei 169 euros.
Comprei também as cadeirinhas para colocar as crianças no carro. Paguei 15 euros as duas cadeirinhas usadas mas em bom estado.
No fim de semana fez um frio danado. E olha que ainda estamos a 2 meses do inverno. A temperatura variou de 3 a 10 graus, apesar do sol que fez todo o fim de semana.
Visitamos locais pré-históricos, medievais, renascentistas, religiosos, etc.
Peguei o carro na sexta a noite e devolvi no domingo a noite. Carregamos o carro na sexta a noite e no sábado de manhã e saímos por volta das 9h daqui.
Ficamos num hotel em Mâcon de sábado para domingo da mesma rede de hotéis que ficamos em Paris (ETAP hotel), pois gostamos do hotel quando ficamos em Paris. Pagamos 49 euros com café da manhã. O café da manhã custa 10 euros. Pelo que percebi, é muito comum os hotéis cobrarem o café da manhã a parte (em geral 4 ou 5 euros por pessoa).
No domingo comemos num restaurante muito gostoso e típico da França. Eu comi salada, mariscos, camarões, batata e queijo de sobremesa. A Luciane comeu um ensopado (tinha um nome lá em francês, mas não deixa de ser um ensopado) de veau (vitela). Para as crianças foi presunto com batata frita e sorvete. Gastamos 46 euros neste almoço. No almoço de sábado gastamos 32 euros e pegamos o prato do dia, mas que também era um bom prato francês.
No total gastamos 220 euros.
Viajamos junto com uma outra família brasileira: o Alair (meu ex-orientador) e a Mônica, e as crianças com idades parecidas com as nossas (o Ricardo e a Filomena).
As fotos, como sempre, estão ao lado.
Abraços,
Augusto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu compadre Augusto, quer dizer que os senhores estão aí só curtindo, né? Que gostoso!! E estudo, pesquisa, trabalho árduo? Nem pensar... Que bom que tudo está bem e que vcs, além do trampo, estão curtindo a viagem, é isso, as chances são únicas. Estamos com saudade... Vcs vêm no Natal? Mil beijos. Rô e Pedro e César