Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

terça-feira, 5 de junho de 2007

Preparativos

Ufaaa!!! Uma mudança de país é uma mão de obra e tanto ... é tanta documentação e burocracia para sair do país, ou melhor, para entrar em outro país que por enquanto não saímos da fase de separar e organizar a papelada!!! Estabelecer-se na França por mais de três meses é uma operação complexa que exige numerosos documentos. Todos esses documentos devem ser necessariamente acompanhados de uma tradução juramentada, pois as Autoridades Francesas não reconhecem a validade de documentos oficiais que estejam em sua língua de origem.

Já estamos com os passaportes e passagens compradas, aguardamos entre hoje e amanhã a chegada de um protocolo da Universidade Francesa, Protocole d'Accueil como chamam e a Carta Convite para juntarmos aos outros muitos documentos para podermos pedir o visto de longa permanência junto ao Consulado.

Se não bastasse a burocracia aqui, chegando lá, a primeira coisa a fazer é regularizar a documentação lá, ou seja, chegando temos que pedir a Carte de Séjour, a carta de permanência no país, já sabemos que sem ela fica tudo mais díficil por lá, inclusive alugar um imóvel.

As malas!!! As malas ainda não estão prontas, aliás, precisamos comprá-las. Alguém tem alguma dica de lugar bom para comprar malas aqui em São Paulo?

Em paralelo a esta fase da documentação, foi aviso prévio de empregada, carta de desocupação do imóvel alugado, retirada de contas do nome, procurações e também marcação de médicos, exames, vacinas e dentista, pois lá tudo isso será mais complicado no início, ainda não temos uma informação clara sobre Planos de saúde e a saúde pública francesa, e com criança, é melhor se precaver!!! A Bianca já tomou todas as vacinas aqui e o Bruno também, lá pelo que li eles exigem a carteira de vacinação no ato da matrícula escolar.

No apartamento já começamos a mudança, alguns utensílios de cozinha e da casa já foram encaixotados, algumas coisas já vendemos e outras já demos. Como temos coisas né? E muitas vezes nem usamos tudo, vou perceber realmente o que é supérfluo ou necessário lá na França. A mobília maior vamos deixar guardada em Sorocaba, no dia 28 de Junho faremos a mudança pra lá e entregamos a chave do apartamento dia 30 de Junho.

Diria para finalizar que pra quem quer emagrecer mudar de país é uma recomendação, emagreci 2 kg este mês!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lu,

Temos certeza que com sua competência e equilírio sua nova vida na França será cheia de realizações e aprendizados.
Mesmo distante tenha certeza que deixará uma pedacinho de vc e levará um pouco de cada um de nós.
Graças a tecnologia estaremos sempre em contato, minimizando a distância e a saudade.
Conte conosco para o que precisar.
Bjks carinhosas,
Adriana e Regina

Unknown disse...

lu, quanto as malas se quizer ir na REPREL, uma loja de atacado de malas e bolsas aqui na Oriente-Bras me avise. é mais em conta.