Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

terça-feira, 10 de julho de 2007

Dicas

Para voce que quer morar na Europa, especialmente na Franca, em Lyon...vou blogar aqui algumas dicas que acho uteis: (vou complementando ao longo da minha vivencia por aqui) Obs.: vou escrever sem acento

1) Tenha um lema com voce: "HaKuna Matata", lembra la do Timao e do Pumba, do filme do Rei Leao? Como tenho filhos pequenos, assisto estes filmes...ah ah ah. La o Timao e o Pumba cantam:
Hakuna Matata
os seus problemas vc deve esquecer
isso e que e viver
e aprender...HaKuna Matata.

Aprenda Hakuna Matata por aqui pois senao vc estressa. Tire de todos os problemas iniciais uma licao, um aprendizado e encare como uma aventura.

2) Venha com algum conhecimento na lingua, so o basico (dependendo do básico) nao e suficiente...na hora de se expressar e entender o que te falam...faltam palavras.

3) Acho que os meus sentidos nunca ficaram tao agucados como agora, o ouvido, os olhos...tudo ta mais antenado. Se tiver algum treino ou curso ou algo para desenvolver isso...sei la...vale a pena desenvolver.

4) Fuja um pouco da rotina antes de sair do seu pais, pegue caminhos alternativos, va ha lugares novos, faca coisas diferentes, pois tudo aqui de inicio nao e uma rotina.

5) Busque todas as informacoes via Internet e outros meios de comunicacao sobre o lugar que vai, isso o ajudara e muito a visualizar e a te preparar no novo cenario que estara por vir. Para mim ajudou bastante, muito do que li e ouvi se comprova.

Escreverei mais em breve...
Luciane

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Augusto e Lú! Aqui é a Michele e a Janete! Adoramos o Blog de vocês! Parece que as aventuras por aí estão super divertidas!!!! Esperamos que continue assim!!! Desejamos a vocês muita sorte e sucesso nessa nova etapa de vida! Quem sabe ano q vem aparecemos pra dizer um oi! Manteremos contato pela Net! Um beijo e boa sorte!!! Abraço nas crianças!

Anônimo disse...

Oi Lu.
Como estão as coisas aí? Como estão as crianças?
Sempre que possível eu e o Nino estaremos nos comunicando com vocês.

Saudades.
Grande beijo em todos.

junior disse...

Boa Noite, eu e minha esposa gostariamos de morar na frança, temos alguns imóveis e gostariamos de saber se é possivel vivermos ai na frança com o dinheiro dos nossos aluguéis, e comprariamos uma casa também, minha esposa é médica e fala françÊs, eu fui jogador de futebol profissional durante 16 anos com passagem pela seleçao bras, vocês sabem se é possivel morar ai com o dinheiro daqui? obrigado pela atenção
abraços

Augusto disse...

Oi Junior, antes de tudo vcs precisam de um titre de sejour, se nao forem europeus. Dependendo da sua renda familiar e se tem filhos é possível sim.
Mande-me um email ou me liga que conversamos mais.
[]s
Augusto

eu_mesmo disse...

Olá Augusto,

Sou brasileiro mas possuo cidadania portuguesa, e portanto acredito que isso irá me ajudar um pouco, pois com o passaporte da CE, eu posso ter uma igualdade de direitos.

Tenho uma proposta de trabalho num país vizinho á França, mas pretendo morar na França.

Mas não sei nada sobre o sistema de saúde e de educação.

O problema, é que meus filhos ( 4 e 7 anos ) e esposa não falam uma sílaba em françês.

Sei que os internatos aceitam estudantes de 8 a 18 anos, mas não tenho referencia.

Voce poderia me ajudar com algumas dicas ?

Agradeço antecipado.
abç.

Augusto disse...

Olá.
Como cidadão da CE vc e sua família não terão muitos problemas.
A educação e a saúde são boas e praticamente de graça.
As crianças aprenderão rápido o francês.
Aconselho a sua esposa a estudar um pouco o francês antes.
Se precisar saber algo mais específico me escreva, mas ponha o teu email para eu te responder.
[]s
Augusto

Anônimo disse...

Oi Augusto, vc ainda esta na Franca? Gostaria de tirar umas duvidas com vc? Pode me mandar seu e mail? O meu eh julemmertz@hotmail.com