Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

domingo, 15 de julho de 2007

Os Franceses - PARTE 2 A 1a. impressão

Eu procuro ser um pouco mais neutro e um pouco mais criterioso quanto às conclusões do que vejo. Nem sempre consigo, mas tento.
Para dar uma idéia de como são as pessoas aqui na média, procuro ver mais casos antes de tirar minhas conclusões, pois como em todo lugar no mundo, existem pessoas de todos os tipos num lugar e muitas vezes vendo um único caso, não podemos generalizar.
Quanto aos franceses eu ainda não vi nenhum andando com a baguete em baixo do braço diretamente. Vi muitos com baguetes, mas sempre num saquinho, inclusive porque é assim que eles vendem nas padarias, num saquinho. No Carrefour por exemplo a baguete é melhor condicionada que no Brasil. No Brasil fica num saquinho de papel que cabe somente a metade da baguete. Aqui no Carrefour não, eles vendem numa embalagem plástica própria para a baguete, onde cabe toda a baguete. Algumas padarias vendem como no Brasil, em sacos de papel que cabem somente parte da baguete. O que vi é a baguete sendo carregada como no Brasil, mas em maior número.

Quanto ao celular, como disse a Luciane, vc pode pagar 1 euro pelo celular, mas na verdade, como no Brasil, isto só é válido quando vc faz um plano pós-pago onde vc na verdade está pagando (muitos não percebem isto) pelo celular mensalmente. Se vc vai fazer um plano pré-pago, aí este negócio de 1 euro pelo celular já era. Vc tem que pagar pelo celular na hora. O sistema de telefonia deles é muito parecido com o nosso. Eles acabaram de privatizar tudo.

Uma coisa que percebi por enquanto é que parece que eles têm uma certa discriminação com estrangeiros, mas não são todos. Já vi atendentes que me recepcionaram muito bem e outras que me desprezaram. A diferença para o Brasil é que no Brasil quase não se vê este tipo de discriminação por vc ser estrangeiro, muito pelo contrário, no Brasil se dá mais valor ainda para os estrangeiros. Porém, ontem mesmo estávamos numa praça (existem um monte delas) e uma mãe, cuja filha foi tentar conversar com o Bruno, veio tentar conversar comigo querendo saber de onde eu era, que língua falávamos, etc. , ou seja, foi muito receptiva.

Tentando ser um pouco neutro, eu diria que talvez eles não nos discriminem por sermos estrangeiros, mas eles não gostem que vc não fale a língua deles, ou talvez eles sejam muito formais na relação com quem eles não conhecem, sei lá...
Resumindo, acho que é muito cedo para tirarmos algumas conclusões sobre comportamentos médios das pessoas aqui. Acho que devemos conhecer mais os franceses e como eles pensam. Por enqto é tudo uma 1a. impressão.

Ah fiquem atentos as fotos, estou adicionando mais fotos deste fim de semana. Ontem fomos visitar uma igreja muito antiga (do século XI) e os anfiteatros romanos. Achei ruim que nos anfiteatros eles estavam preparando para fazer um show e tinham muitas parafernália relativa ao show no meio daquela paisagem de 2.000 anos atrás. Vejam as fotos.
Hoje vamos a um picnic com um pessoal da universidade.

Abraços, Augusto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi pessoal..já li o blog inteirinho!To adorando acompanha voces..=)q bom q voces estao se dando bem!!E já estao conseguindo falar bastante palavras em fraces?e as crianças?
e as faculdades ai.. como sao..?
estamos com saudades.. Bjo e ate mais.!