Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Cerveja

Pois é, me pegaram tomando cerveja ontem no parque. Mas, com este calor que está fazendo por aqui, ir nestes parques sem poder tomar um cerveja é demais hein? Eu nunca imaginaria esta proibição. Não sei ainda se isto é porque ali é do lado do estádio do Lyon (Gerland) e ontem era dia de jogo, mas me dei mal. Menos mal que já tinha tomado quase tudo, acho que tinha menos de 50 ml na lata e já tinha tomado duas latas. Engraçado que me lembrava que tinha uma família de franceses na mesa ao nosso lado, cujos homens estavam tomando cerveja sem problemas (como pode ser visto nesta foto).

Aliás como vcs podem ver na foto citada, eles tomam muito cerveja em garrafa descartável e isto se transforma num transtorno por aqui, pois têm muitas garrafas jogadas pelo chão e por conseqüência muitos cacos que podem causar ferimentos. A cerveja em garrafa é um pouco mais barata que a de lata. Quando fui ao supermercado comprar cerveja, pensei neste problema e decidi pagar um pouco a mais e tomar cerveja em lata, pois o lixo gerado é mais facilmente reciclado e com menos probabilidade de causar danos.

Como disse, a proibição pode ser por causa da proximidade da hora do jogo, pois naquele momento a família de franceses já tinham ido embora e depois daquela hora realmente não vi mais ninguém tomando cerveja por lá. Como estava muito calor e tinha levado muita cerveja e petiscos (batata e amendoim torrado) que chamam cerveja, acabei tomando mais uma cerveja meio escondido. E aí fiquei pensando, se quisesse poderia tomar caipirinha que eles iriam achar que era suco de limão e nem iam perceber. Dificilmente alguém iria até lá para averiguar se era alcoólico ou não. Aí pensei também: êta mania brasileira de sempre pensar num jeitinho de burlar as regras. Se existe uma lei que não é para tomar então não é para tomar! Critique a lei, mas não a desobedeça. Aí não tomei mais, apesar de ainda estar com vontade de tomar mais uma. Estamos aprendendo a nos civilizar. Mas isto não é fácil. Falar é fácil, mas fazer não é não.

Não é fácil vc saber que pode entrar no tram (metrô de superfície) sem pagar, onde não tem cobrador nem catraca. Só quem está ali é que sabe como é difícil não economizar alguns euros só para fazer a coisa certa e pagar o transporte. O correto é pensar que, se não pagarmos, então o meio de transporte público pode não funcionar, ou então será necessário colocar cobrador ou catraca, o que vai gerar um meio de transporte mais caro ou mais incômodo. O problema é que a gente cresceu com a "Lei de Gérson" (coitado do Gérson, foi fazer um comercial, que aliás eu me lembro de assisti-lo, para tirar uma grana e se deu mal). Esta lei que diz que a gente sempre gosta de levar vantagem em tudo está enraizada desde a nossa infância (pelo menos para os que são nascidos no final dos anos 60 ou começo dos 70). Acho que com um pouco mais de tempo isto muda.

Aliás, só para encerrar, a cerveja que eu comprei (a €1,60 o litro) foi uma cerveja chamada "1664" (imagino que seja a data da fundação da cervejaria), pois o slogan é algo como "Mais de 300 anos de tradição em cerveja". Achei a cerveja boa. Comprei uma outro dia que não me lembro o nome (€1,00 o litro) que não era lá estas coisas não. Comprei já também a tradicional Heineken (€2,00/l) que tem no Brasil. As cervejas são vendidas em embalagens de vários tamanhos, desde 150 ml até 500 ml, garrafa ou lata, e até de barrilzinho de 5 l, mas as que mais têm no supermercado são as de 250 e 330 ml, mas eu sempre vejo o preço por litro. Alias isto é muito comum aqui: ser colocado o preço por litro ou kilo das coisas nas etiquetas de preço. Ou seja, sempre tem uma maneira rápida de vc comparar os preços de um produto, mesmo que a quantidade por embalagem mude.

Hoje o Bruno começou a ir na escola e parece que foi bem. Depois a Luciane ou eu colocamos mais coisas sobre isto.

Abraços,

Augusto.

Nenhum comentário: