Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

domingo, 12 de agosto de 2007

Reunião - VII Dante Digital

Ao Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri

Estou acompanhando por aqui toda a movimentação do DD, o logo do evento e outros, conheço vocês e sei que a cada ano vocês se superam, assim como sei também que idéias mil estão surgindo na reunião hoje e que vocês nem precisam de idéias francesas...ah ah ah

Vou colocar aqui um pouco do que tenho pensado este mês na França sobre escola, educação, cultura... e Dante Digital.

Aqui na França, educação é prioridade. É direito da criança aqui ter escola pública e boa. Li na fachada de algumas escolas aqui LIBERTE, FRATERNITE E IGUALITE. Este lema e forte aqui. A Revolução Francesa deixou muitas marcas por aqui, marcas de conquista, marcas de ideais, marcas de mudanças!!!

Como educadora, penso que preciso mostrar para os meus alunos que a vida é feita de conquistas, de revoluções, de ações, de atitudes, de ideais, ...

Penso que preciso mostrar aos meus alunos, além do universo da aula, preciso propor grandes projetos, projetos de atitude...e aí entra o Dante Digital, um evento que pra mim hoje vai além da Tecnologia!!!

A escola precisa prover mudanças, a escola precisa instigar ações...

Quando falo aqui na França que sou brasileira, logo me falem...Ah Brasil, pais grande, bonito, sol, samba, Rio de janeiro, Copacabana....mas muitas favelas!!! Quero responder e dizer tudo de bom que também temos aí, mas o fato de não falar o francês e não poder me expressar chega até me deixar vermelha de raiva...raiva de não poder dizer todas as ações que temos de tomar para melhorar esta situação.

Não hesito em dizer que sou brasileira pois:
Ainda acredito no Brasil
Acredito na educação
Acredito no Dante
Acredito no Dante Digital
Acredito em vocês

Penso que os alunos do Dante serão os grandes provedores de mudanças e melhorias.
Penso que o Dante Digital é um evento de atitude.

Ah! Pra finalizar, falando em aquecimento global...aqui na Franca eles tem ações efetivas contra o aquecimento global, um exemplo, é não ter sacolas plásticas no supermercado, cada um leva a sua sacola para fazer compras e usa sempre a mesma. Aqui tem coleta seletiva de lixo eficiente. Aqui tem listas na Internet de pessoas ofertando e oferecendo produtos que não usam mais para serem dados, a lista tem o intuito de reciclar, ou seja, não precisa gastar matéria prima, nem energia, para se obter um produto novo...e muitas outras ações!!!

Vamos propor as nossas ações aí também,
Bonna chance!!!

Lembrem-se que estou longe mas sempre com vocês,
Lu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lú,

Que participação importante!
Muito bom conhecer um pouco mais da cultura da França por meio de um educador. Este olhar é super importante para gente que às vezes tem uma visão fragmentada da educação.
Obrigada pela mensagem e pelas valiosas contribuições! A equipe agora é internacional! rs rs rs

Um grande beijo com muitas saudades
Celia

CLUBE DA LULU disse...

Lu,
Muito bom te ouvir!
Vamos pensar numa px oportunidade ter a tua imagem!
Fiquei feliz pelas notícias boas. Torço muito por vcs!
Muitas saudades!
Bjs e até a px!
Nice

CLUBE DA LULU disse...

Lu, se tiver idéias sobre os 3 Rs (reutilizar, reciclar, reduzir) aí na França, escreva ára nós, ok? Vai ajudar muito! Eu acrescento o 4º R: reclarmar!!!!! (rsrsrsr)
Bj
NIce