Nós somos brasileiros! Nous sommes brésiliens!
Vamos contar no Blog um pouco sobre a nossa experiência em morar na França. Acompanhe o nosso dia-a-dia e as aventuras francesas!!!

sábado, 25 de agosto de 2007

Falando ao telefone

Lembra daquele ditado que diz: "Quem tem boca vai a Roma", pois é, vai mesmo, só completo aqui que demora mais pra chegar...ha ha ha

O fato de não falar o francês aqui esta sendo o meu grande problema, quando estou ao vivo com a pessoa ainda tento me virar com algumas frases básicas em francês, com os gestos, as mímicas, um pouco de inglês (com os poucos que se permitem falar em inglês por aqui, e às vezes quando falam é aquele inglês francês, muito ruim...) assim, até consigo me fazer entender...mas e pra falar no telefone!!!

Esta semana tive duas situações no telefone:
- a primeira eu queria marcar uma consulta médica para o Bruno, uma consulta para conseguir um atestado da médica validando a carteira de vacinação dele e atestando que estava apto para conviver em sociedade (só pra apresentar na escola, o que na verdade nem foi necessário). Queria marcar para quarta-feira à tarde...e pra entender o que a secretaria me dizia!!! Não consegui...disse então que iria até o consultório, que é aqui na minha avenida, lá entendi que a médica não atendia de quarta-feira à tarde, então consegui marcar um horário...ufa!
- a outra situação foi tentar ligar na escola para marcar um horário com a diretora para fazer a matrícula do Bruno. O que eles chamam aqui de Rendez-vous. Aí ela começou a perguntar se era pra escola Maternelle ou Elementarie, eu dizia que não sabia e que meu filho tinha 4 anos, não sabia se era Maternelle ou Elementarie, agora já sei que é Maternelle a dele, então, de novo, tive que ir à escola para tentar marcar o horário.

Ufa...

Faço agora aqui o meu ditado: "Se você vai à França, fale francês."

Baisers, Lu.

Nenhum comentário: